25 Abril

28/10/1973
Eleições no Estado Novo
  • Nas vésperas da Revolução
28/10/1973
Eleições no Estado Novo
  • Nas vésperas da Revolução
A realidade oliveirense nas últimas eleições do regime para a Assembleia Nacional, em 28 de outubro de 1973, evidencia a restrição ao direito de voto. O processo eleitoral, durante o Estado Novo, tinha diversas restrições, não permitindo o voto universal.
Em 28 de outubro de 1973 realizaram-se as últimas eleições ao abrigo da Constituição de 1933, para eleger 150 deputados à Assembleia Nacional. A lista A – Ação Nacional Popular (o “novo” nome da União Nacional, partido único no tempo da Ditadura) liderada por Marcello Caetano, beneficiou da totalidade dos votos expressos.

No dia 29 de outubro de 1973, foi comunicado pelo então Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Manuel dos Santos Pereira, o mapa de apuramento definitivo das secções de voto de Bustos, Mamarrosa, Águas Boas, Malhapão, Oiã, Perrães, Oliveira do Bairro, Vila Verde, Palhaça e Troviscal. Foi assim, transmitido, por ofício, ao Governador Civil do Distrito de Aveiro, Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães, o resultado de 66,75% dos votos em relação ao total dos inscritos no Município de Oliveira do Bairro. Era claro aqui - como noutros Municípios - a “política do partido único” do Estado Novo, pela clara evidência de zero votos da lista “B”. Existia também um número de inscritos e de votantes muito reduzido face à população total residente: 3790 eleitores inscritos que, na realidade, resultaram em apenas 2532 votantes, por não haver ainda ampla participação nos atos eleitorais.
Facebook Linkedin X-twitter Pinterest Whatsapp Envelope
25 Abril:
Partilhar: