Resultante de uma verdadeira eleição popular democrática surgirá, em novembro de 1974, a primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Murtosa para assegurar os destinos do Município nos primeiros tempos vividos em liberdade.
A primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Murtosa resultará de uma eleição popular e no espírito democrático e será a 31 de outubro de 1974 que os elementos eleitos tomarão posse perante o Governador Civil de Aveiro, na sequência da Portaria de nomeação do Ministro da Administração Interna. O elenco municipal será composto por José Maria da Silva, Francisco Valentim Faustino e o Engenheiro Fernando Nunes Ferreira e, nesse ato, estará igualmente presente o vereador em exercício António Tavares Afonso e Cunha.
A imprensa local não deixará de fazer eco deste ato e o jornal “O Concelho da Murtosa” de 15 de novembro de 1974 trará ao público mais vasto, os novos rostos do poder local. Dará, igualmente, conta do apoio popular e do público apinhado na tomada de posse, abrilhantada pela presença e atuação da Banda Musical do Sport Marítimo Murtosense. Também registará as palavras do discurso do Governador Civil, Dr. Neto Brandão, focando as prioridades da ação dos agora empossados e realçando, premonitoriamente, o potencial turístico que hoje grangeia notoriedade ao Concelho da Murtosa.