Na sequência do 25 de abril de 1974, o anterior Executivo Municipal presidido por Adelino Ferreira da Silva foi destituido e nomeada uma Comissão Administrativa, até a realização de eleições. Esta comissão foi presidida por José Rodrigues Pereira Rosmaninho.
Após o 25 de abril de 1974, o anterior Executivo, presidido por Adelino Ferreira da Silva, saiu de funções, entrando uma Comissão Administrativa presidida por José Rodrigues Pereira Rosmaninho, que governou a Câmara Municipal de Anadia até à primeira eleição do pós-revolução de abril de 1974, que se realizou a 12 de dezembro de 1976.
José Rodrigues Pereira Rosmaninho, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, enquanto estudante viveu com intensidade o conturbado ambiente político da época, manifestando-se grande entusiasta dos ideais democráticos.
A sua oposição ao governo era manifestada através de artigos publicados em jornais regionais e locais tais como o “Ideia Livre de Anadia” e o “Independência de Águeda”, entre outros.
Durante a vigência do Estado Novo, e à semelhança de outros políticos do concelho, foi perseguido e preso pela Polícia Política, passando por Aljube, em Lisboa e, posteriormente, pelo Forte de Peniche, onde ficou registada a sua passagem, no mandato de soltura datado de 8 de outubro de 1931.