Nota escrita no final da última ata do Executivo em funções antes do 25 de abril de 1974, pelo novo Executivo da recém nomeada Comissão Administrativa.
Início da ata da primeira reunião da Comissão Administrativa, de 7 de maio de 1974, presidida por José Rodrigues Pereira Rosmaninho.
7 de maio de 1974
A Tomada do Poder
Liberdade e Democracia
Na sequência do 25 de abril de 1974, o anterior Executivo Municipal presidido por Adelino Ferreira da Silva foi destituido e nomeada uma Comissão Administrativa, até a realização de eleições. Esta comissão foi presidida por José Rodrigues Pereira Rosmaninho.
Após o 25 de abril de 1974, o anterior Executivo, presidido por Adelino Ferreira da Silva, saiu de funções, entrando uma Comissão Administrativa presidida por José Rodrigues Pereira Rosmaninho, que governou a Câmara Municipal de Anadia até à primeira eleição do pós-revolução de abril de 1974, que se realizou a 12 de dezembro de 1976.
José Rodrigues Pereira Rosmaninho, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, enquanto estudante viveu com intensidade o conturbado ambiente político da época, manifestando-se grande entusiasta dos ideais democráticos.
A sua oposição ao governo era manifestada através de artigos publicados em jornais regionais e locais tais como o “Ideia Livre de Anadia” e o “Independência de Águeda”, entre outros.
Durante a vigência do Estado Novo, e à semelhança de outros políticos do concelho, foi perseguido e preso pela Polícia Política, passando por Aljube, em Lisboa e, posteriormente, pelo Forte de Peniche, onde ficou registada a sua passagem, no mandato de soltura datado de 8 de outubro de 1931.