25 Abril

1974-1976
Democracia instaurada
  • Liberdade e Democracia
1974-1976
Democracia instaurada
  • Liberdade e Democracia
Com o 25 de abril de 1974 há um exaltar da liberdade e a forte vontade de abolir todos os vestígios do antigo regime. É o caso de nomes de ruas, avenidas, praças, entre outros.
12 de dezembro de 1976 foi um dia histórico para a história de poder local. Nesta data realizaram-se as primeiras eleições para os órgãos das autarquias nas quais foram eleitos democraticamente o primeiro Presidente da Câmara Municipal, o primeiro Presidente da Assembleia Municipal e os primeiros Presidentes para as Junta de Freguesia.

Sílvio Henriques Cerveira nasceu em Anadia, licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Anadia eleito após a revolução de 25 de abril de 1974.

A tomada de posse do Executivo por ele presidido remonta a 1 de janeiro de 1977, sendo eleito, sucessivamente, até 1997.

De salientar que nas primeiras eleições decorridas em democracia, foi ainda eleito Presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Joaquim de Seabra e Barros e para as Juntas de Freguesia, Silvestre Dias Rato (Amoreira da Gândara), Arménio Simões Cerca (Ancas), Domingos Augusto dos Santos Cruz Moura (Arcos – Anadia), António Albano de Almeida Pereira (Avelãs de Caminho), Armando Pereira (Avelãs de Cima), Manuel Maria dos Santos (Mogofores), Alcides Rodrigues da Costa (Moita – Anadia), Manuel Cipriano Martins (Óis do Bairro), António de Oliveira Marinha (São Lourenço do Bairro), Fernando Morais da Silva (Sangalhos), Alberto Pinto de Figueiredo (Tamengos), Ricardo Ruas (Vila Nova de Monsarros) e Licínio de Jesus Pereira (Vilarinho do Bairro).
Facebook Linkedin X-twitter Pinterest Whatsapp Envelope
25 Abril:
Partilhar: