25 Abril

20/10/1969
Ações da oposição Democrática
  • Nas vésperas da Revolução
20/10/1969
Ações da oposição Democrática
  • Nas vésperas da Revolução
As campanhas eleitorais proporcionaram às oposições um palco onde podiam, ainda assim com óbvias limitações, divulgar os seus programas e iniciativas.
As oposições ao Regime fizeram-se sentir, de forma mais vincada, durante os períodos das campanhas eleitorais uma vez que, tendo essa janela de oportunidade, desenvolviam diversas ações com vista a conquistarem a atenção das populações. Em Estarreja conhecem-se movimentações oposicionistas em quase todos os atos eleitorais durante todo o período do Estado Novo. As eleições de 1969 e 1973 foram particularmente dinamizadas pela Oposição Democrática, pressentindo o lento agonizar da ordem política e constitucional vigente.

Temos registo de alguns nomes da oposição como, por exemplo, o de Manuel Figueiredo, Alberto Jaime Figueira Vidal, José de Oliveira e Silva, Manuel Andrade, Joaquim Rodrigues da Silva, entre outros. Apresentamos aqui imagens de um comício oposicionista, organizado pelo MDP/CDE de Estarreja, no contexto das eleições legislativas de outubro de 1969.

A comissão organizadora - ao ser impedida, no último minuto, de utilizar o Cine Teatro de Estarreja - realizou este evento, de forma genuinamente improvisada, num armazém junto ao Esteiro, bem afastado do centro da Vila, nas condições logísticas possíveis. Entre os convidados contavam-se, por exemplo, Carlos Candal, jovem advogado de Aveiro, e o cantor Manuel Freire que imortalizou o tema “Pedra Filosofal” sobre texto de António Gedeão.
Facebook Linkedin X-twitter Pinterest Whatsapp Envelope
25 Abril:
Partilhar: