O 25 de Abril foi um momento de renovação e mudança um pouco por todo o país. também em Ovar se sente o início de um tempo novo onde haverá lugar a uma maior participação popular.
Após o 25 de abril de 1974 a primiera reunião do Executivo Camarário decorreu com relativa normalidade apesar da incerteza do momento histórico. A ata de Reunião da Câmara Municipal de Ovar, datada de 29 de abril de 1974, assinala um momento marcante na História de Portugal, pois foi a primeira reunião após o golpe militar e contou com as seguintes presenças: Presidente da Câmara, Senhor Francisco José Correia de Almeida; Vereadores Armando Rodrigues Alves, Dr. Avelino Valente de Oliveira Duarte e Manual Dias de Resende.
O momento político de então não passou à margem de Ovar, pois consta o registo da deliberação no envio do seguinte telegrama:
"Senhor Presidente da Junta de Salvação Nacional. Lisboa. Excelência: Câmara Municipal de Ovar sua primeira Reunião Ordinária após memorável dia 25 apresenta sinceras saudações extensivas todos elementos Junta Salvação. Seja-nos permitido que na pessoa de vossa Excelência apresentemos todas Forças Armadas nossas mais sinceras felicitações. Presidente Câmara Ovar."